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Ajuda
Status de Usuário
Regras e observações a serem feitas sobre o status do usuário.
- No menu:
- Tela aberta:
Novo:
- Esse status é reservado a usuários internos e externos que acabaram de ser criados.
- Perfis Ativos: Usuário neste status não pode ter nenhum perfil na tabela de perfis.
- Perfis Pendentes:
- Usuários internos não podem ter perfis na tabela de perfis pendentes.
- Usuários externos podem ter perfis na tabela de perfis pendentes.
- Ações:
- Aceitar: Perfis Pendentes são migrados para a tabela de Perfis. Status passa a ser ATIVO.
- Rejeitar: Perfis Pendentes são removidos. Status passa a ser REJEITADO.
Ativo
- Esse status é reservado para usuários ativos.
- Perfis Ativos: Usuário neste status pode ter perfis
- Perfis Pendentes: Usuários externos neste status podem ter perfis pendentes no caso de alterações ou de usuário que ainda não passou pelo processo de revalidação.
- Ações:
- Bloquear: Usuário deve perder todos perfis (ativos ou pendentes) e ir ao status de BLOQUEADO.
- Transferir: Usuários internos vão para status EM TRANSFERÊNCIA e tem uma lotação destino configurada.
- Revalidar: Usuários que estejam dentro de 30 dias da sua data de validação ou que tenham solicitados perfis novos (perfis que estão pendentes) podem revalidar. A revalidação joga a data de validação 1 ano do momento da revalidação, caso existam perfis pendentes, remove todos perfis ativos e libera os perfis pendentes (os transforma em ativos ). Caso não existam, apenas joga a data e mantém os perfis que possui.
Em transferência
- Esse status é reservado para usuários internos cujo gestor da unidade no SIGA tenha solicitado sua transferência.
- Perfis Ativos: Esse status é reservado para usuários internos cujo gestor da unidade no SIGA tenha solicitado sua transferência.
- Perfis Pendentes: Usuários neste status não tem perfis pendentes.
- Ações:
- Cancelar Transferência: Usuário volta ao perfil de ATIVO, mantém a lotação atual e os perfis que possui. Além disso, passa a ter lotação destino nula.
- Aceitar Transferência: Todos perfis que possuía são removidos , usuário passa ao Status ATIVO e sua nova lotação passa a ser a lotação destino, esta última volta a ser nula.
- Rejeitar Transferência: Para todos os efeitos o usuário é bloqueado , perdendo todos seus perfis, mantém lotação, lotação destino é nula e Status é de BLOQUEADO.
Bloqueado
- Esse status é reservado para usuários internos ou externos que foram bloqueados por algum gestor ou administrador no sistema. (Alguns usuários bloqueados podem ser legados da antiga funcionalidade de verificar datas de validação).
- Perfis Ativos: Usuário neste status não pode ter perfis.
- Perfis Pendentes: Usuários neste status não pode ter perfis pendentes.
- Ações:
- Desbloquear: Usuário é desbloqueado por algum gestor ou administrador do sistema e volta ao status de ATIVO , mas sem perfis pendentes ou ativos.
Rejeitado
- Esse status é reservado para usuários externos (jurisdicionados) e internos que tiveram seus cadastros iniciais rejeitados pelo tribunal.
- Perfis Ativos: Usuário neste status não pode ter nenhum perfil na tabela de perfis.
- Perfis Pendentes: Usuário neste status não pode ter nenhum perfil na tabela de perfis pendentes.
- Ações: Não há ações disponíveis para esse status.
Informações adicionais
- São considerados Pendentes usuários que estejam no status NOVO ou EM TRANSFERÊNCIA.
- São considerados usuários internos aqueles cujos tipos são Servidor, Terceirizado, Estagiário e Contas de Serviço. Os demais usuários são externos.
- Apenas usuários com status ATIVO podem fazer login nos sistemas. Todo sistema não público do Tribunal deve exigir ao menos um perfil para área reserva do sistema.
Rotinas importantes
Alteração de Usuário Externo
- Ao solicitar alteração de usuário externo os perfis solicitados serão armazenados como perfis pendentes, os quais serão liberados como perfis ativos apenas após a revalidação do cadastro.
- Até que ocorra a revalidação do cadastro pelo tribunal os perfis ativos que o usuário possuem continuam ativos até a nova validação ou até que a data de validação anterior seja atingida. A exceção a essa regra é no caso em que o usuário, ao solicitar alteração, modificar sua lotação, neste caso todos os perfis ativos são removidos.
Rotina automática de Verificar Datas de Validação
- A rotina roda todo dia de madrugada. Verifica quem já passou da data de validação e se isso aconteceu toma as seguintes providências:
- Caso o usuário já tenha pedido alteração nos perfis haverá perfis na tabela de perfis pendentes . Sendo esse caso ao alcançar a data de validação os perfis ativos serão removidos, mantendo apenas os perfis pendentes solicitados.
- Caso não existam perfis pendentes solicitados pelo usuário, os perfis ativos serão migrados para perfis pendentes .