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SIGA | Ajuda

Ajuda

Status de Usuário

Regras e observações a serem feitas sobre o status do usuário.

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Novo:

  • Esse status é reservado a usuários internos e externos que acabaram de ser criados.
  • Perfis Ativos: Usuário neste status não pode ter nenhum perfil na tabela de perfis.
  • Perfis Pendentes:
    • Usuários internos não podem ter perfis na tabela de perfis pendentes.
    • Usuários externos podem ter perfis na tabela de perfis pendentes.
  • Ações:
    • Aceitar: Perfis Pendentes são migrados para a tabela de Perfis. Status passa a ser ATIVO.
    • Rejeitar: Perfis Pendentes são removidos. Status passa a ser REJEITADO.

Ativo

  • Esse status é reservado para usuários ​ativos.
  • Perfis Ativos: Usuário neste status ​pode ter perfis
  • Perfis Pendentes: Usuários ​externos ​ neste status podem ter perfis pendentes no caso de alterações ou de usuário que ainda não passou pelo processo de revalidação.
  • Ações:
    • Bloquear: Usuário deve ​perder ​ ​todos perfis (ativos ou pendentes) ​ e ir ao status de ​BLOQUEADO.
    • Transferir: Usuários ​internos ​vão para status ​EM TRANSFERÊNCIA​ e tem uma lotação destino configurada.
    • Revalidar: Usuários que estejam dentro de 30 dias da sua data de validação ou que tenham solicitados ​perfis novos (perfis que estão pendentes) ​ podem revalidar. A revalidação joga a data de validação 1 ano do momento da revalidação, caso existam perfis pendentes, ​remove todos perfis ativos ​ e libera os perfis pendentes (os transforma em ativos ​). Caso não existam, apenas joga a data e mantém os perfis que possui.

Em transferência

  • Esse status é reservado para usuários ​internos ​ cujo gestor da unidade no SIGA tenha solicitado sua transferência.
  • Perfis Ativos: Esse status é reservado para usuários ​internos ​ cujo gestor da unidade no SIGA tenha solicitado sua transferência.
  • Perfis Pendentes: Usuários neste status ​não tem ​ perfis pendentes.
  • Ações:
    • Cancelar Transferência: Usuário volta ao perfil de ATIVO​, mantém a lotação atual e os perfis que possui. Além disso, passa a ter lotação destino nula.
    • Aceitar Transferência: Todos ​perfis ​ que possuía são ​ removidos ​, usuário passa ao Status ​ATIVO ​e sua nova lotação passa a ser a lotação destino, esta última volta a ser nula.
    • Rejeitar Transferência: Para todos os efeitos o usuário é ​bloqueado ​, perdendo todos seus perfis, mantém lotação, lotação destino é nula e Status é de BLOQUEADO.

Bloqueado

  • Esse status é reservado para usuários ​internos ​ ou ​externos ​ que foram bloqueados por algum gestor ou administrador no sistema. (Alguns usuários bloqueados podem ser legados da antiga funcionalidade de verificar datas de validação).
  • Perfis Ativos: Usuário neste status ​não pode ​ter perfis.
  • Perfis Pendentes: Usuários neste status ​não pode ​ter perfis pendentes.
  • Ações:
    • Desbloquear: Usuário é desbloqueado por algum gestor ou administrador do sistema e volta ao status de ​ATIVO ​, mas sem perfis pendentes ou ativos.

Rejeitado

  • Esse status é reservado para usuários ​externos ​ ​(jurisdicionados) ​ e ​internos ​que tiveram seus cadastros iniciais ​rejeitados ​ pelo tribunal.
  • Perfis Ativos: Usuário neste status ​não ​ pode ter nenhum perfil na tabela de perfis.
  • Perfis Pendentes: Usuário neste status ​não ​ pode ter nenhum perfil na tabela de perfis pendentes.
  • Ações: Não há ações disponíveis para esse status.

Informações adicionais

  • São considerados ​Pendentes ​ usuários que estejam no status NOVO ​ ou ​EM TRANSFERÊNCIA.
  • São considerados usuários ​internos ​ aqueles cujos tipos são ​Servidor, ​Terceirizado, Estagiário ​ e ​Contas de Serviço. Os demais usuários são ​externos.
  • Apenas usuários com status ATIVO​ podem fazer login nos sistemas. Todo sistema não público do Tribunal deve ​exigir ao menos um perfil para área reserva do sistema.

Rotinas importantes

Alteração de Usuário Externo

  • Ao solicitar alteração de usuário externo os perfis solicitados serão armazenados como perfis pendentes, os quais serão liberados como ​perfis ativos ​ apenas ​após a revalidação do cadastro.
  • Até que ocorra a revalidação do cadastro pelo tribunal os ​perfis ativos ​que o usuário possuem continuam ativos até a nova validação ou até que a data de validação anterior seja atingida. A exceção a essa regra é no caso em que o usuário, ao solicitar alteração, ​modificar sua lotação, neste caso todos os ​perfis ativos são removidos​.

Rotina automática de Verificar Datas de Validação

  • A rotina roda todo dia de madrugada. Verifica quem já passou da data de validação e se isso aconteceu toma as seguintes providências:
    • Caso o usuário já tenha pedido alteração nos perfis haverá perfis na tabela de ​ perfis pendentes ​. Sendo esse caso ao alcançar a data de validação os ​perfis ativos serão removidos, mantendo apenas os ​perfis pendentes solicitados.
    • Caso não existam perfis pendentes solicitados pelo usuário, os ​ perfis ativos ​ serão migrados para ​perfis pendentes ​.