Skip to main content

SIRAC-CON | Introducao

Visao Geral / Requisitos

Este manual tem como público alvo os jurisdicionado do TCDF, e tem o objetivo de ensinar a operar um software (SIRAC Concessões), muitas vezes o manual vem com imagens, para, não só ilustrá-lo, como ajudar na compreensão, a final de contas o que é o Sirac Concessões ?

SIRAC Concessões: Dispõe sobre atos eletrônicos de concessão de aposentadorias, reformas e pensões a serem apreciados pelo TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal). O fluxo padrão de envio de atos do sistema é Jurisdicionado -> CI (Controle Interno) -> CE (Controle Externo).

CI (Controle Interno): Resumidamente o controle interno é uma atividade contínua, realizado por um órgão interno da organização, é exercido pela CGDF (Controladoria Geral DF), exceto no caso de atos oriundos da CLDF (Câmera Legislativa do DF), que neste caso, ela acumula os 2 papéis, Jurisdicionado e CI, e tem o objetivo de garantir que as leis e os regulamentos sejam cumpridos e assegurar que os erros e riscos sejam controlados e monitorados.

CE (Controle Externo): Resumidamente o controle externo é exercido exclusivamente pelo TCDF, que ele também acumula os papéis de Jurisdicionados e CI nos atos oriundos dele próprio. ocorre por meio de auditorias ou inspeções realizadas nas atividades contábil, financeira, operacional e patrimonial de forma pontual para garantir que a administração esteja agindo conforme determina as normas legais.

A imagem abaixo mostra a tela inicial do sistema onde cada usuário terá o seu login e senha de acesso.

Clique aqui para visualizar a imagem ilustrativa 📸
imagem ilustrativa

Procedimentos previos

Para acesso ao SIRAC Concessões é necessário encaminhar para o TCDF um formulário de cadastramento assinado pelo gestor do órgão, encaminhado via PROTOCOLO ou SEI.

ATENÇÃO !

Sistema homologado no navegador Firefox®, para um bom funcionando recomendamos que utilize o Firefox® .

Formulário de Cadastramento / Novo Usuário

Para acessar o formulário entre no site do TCDF no menu principal, vá em ESPAÇO JURISDICIONADO e clique em Formulário de Cadastramento ou CLIQUE AQUI, selecione o Formulário de Cadastramento – Novo Usuário

SAIBA MAIS

Após cadastro o acesso terá validade de 1 ano, sendo assim, será necessário renovar o seu acesso anualmente.

Renovar cadastro/acesso SIRAC Con

Semelhante ao Formulário de Cadastramento, entre no site do TCDF no menu principal, vá em ESPAÇO JURISDICIONADO e clique em Formulário de Cadastramento ou CLIQUE AQUI, selecione Formulário de Cadastramento - Usuário existentes.

Trocar/Mudar Senha de acesso

Caso tenha esquecido a senha, ou, deseja alterar a senha atual, na tela inicial do sistema terá duas opções para alteração, conforme imagem abaixo.

Clique aqui para visualizar a imagem ilustrativa 📸
imagem ilustrativa

Ao escolher será direcionado para o sistema SIGA onde irá seguir os passos para alterar sua senha.

Agora que você sabe o intuito do sistema, vamos começar a falar como você deve usar o sistema. Clique logo abaixo em próximo.