ADA | Introdução
Visão geral
O formato de Ata utilizado nas decisões do tribunal dificulta sua leitura e acompanhamento. Diante disso, surgiu o Ada , um robô que utiliza inteligência artificial para separar a decisão em itens, permitindo assim uma melhor visualização. Porém, o Ada vai além da separação em itens, ele classifica estes itens de acordo com a sua semântica e realiza análise de cumprimento dentro do universo de decisões de processos listados. Desta forma, o Ada permite melhor visualização das decisões e um melhor acompanhamento das decisões dos processos do TCDF.
Com exceção do Itenizador, todas as outras funcionalidades do Ada estarão disponíveis, apenas após autenticação, para aqueles usuários que possuírem o devido perfil atribuído através do SIGA.
Objetivo
O objetivo básico do Ada é: dado um conjunto de decisões, retornar os itens de decisão com metadados estruturados.
Aplicações
Atuais
Servir de consulta, como uma ferramenta de apoio, para auxiliar os auditores sobre os tipos e status de cumprimento de itens de decisão de processos determinados
Separar e realizar uma seleção preliminar de itens de decisão para escopo de Monitoramentos no SISAUDIT.
Entregar uma melhor visualização das decisões do Tribunal.
Possíveis Futuras
Entregar dados como insumo para um futuro sistema completo de monitoramento de decisões do tribunal, onde os dados fossem revisados por auditores (Possível aplicação futura).
Preenchimento automático de alguns elementos da Classificação de Decisão no eTCDF (Possível aplicação futura).