Skip to main content

ADA | Introdução

Visão geral

O formato de Ata utilizado nas decisões do tribunal dificulta sua leitura e acompanhamento. Diante disso, surgiu o Ada , um robô que utiliza inteligência artificial para separar a decisão em itens, permitindo assim uma melhor visualização. Porém, o Ada vai além da separação em itens, ele classifica estes itens de acordo com a sua semântica e realiza análise de cumprimento dentro do universo de decisões de processos listados. Desta forma, o Ada permite melhor visualização das decisões e um melhor acompanhamento das decisões dos processos do TCDF.

Com exceção do Itenizador, todas as outras funcionalidades do Ada estarão disponíveis, apenas após autenticação, para aqueles usuários que possuírem o devido perfil atribuído através do SIGA.

Objetivo

O objetivo básico do Ada é: dado um conjunto de decisões, retornar os itens de decisão com metadados estruturados.

Ideia básica do robô.

Aplicações

Atuais

  • Servir de consulta, como uma ferramenta de apoio, para auxiliar os auditores sobre os tipos e status de cumprimento de itens de decisão de processos determinados

  • Separar e realizar uma seleção preliminar de itens de decisão para escopo de Monitoramentos no SISAUDIT.

  • Entregar uma melhor visualização das decisões do Tribunal.

Possíveis Futuras

  • Entregar dados como insumo para um futuro sistema completo de monitoramento de decisões do tribunal, onde os dados fossem revisados por auditores (Possível aplicação futura).

  • Preenchimento automático de alguns elementos da Classificação de Decisão no eTCDF (Possível aplicação futura).