Skip to main content

ADA | Análise de Itens

Análise de Itens

Esta tela só estará disponível após a interpretação das decisões dos processos selecionados na tela de Selecionar Processos

A tela é composta das seguintes abas:

Aba Visão Geral

Esta aba apresenta uma consolidação geral dos dados processados pelo Ada.

Clique aqui para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Aba Visão Geral

Há uma diferença sutil entre a quantidade de Itens de Decisão e os Itens Totais. Itens de Decisão denota quantidade de itens de decisão separados pelo Ada, independente de quantos destinatários há para cada item de decisão. Itens Totais denota a quantidade de itens que estará listada na Aba Itens, a diferença ocorre porque na Aba itens um item de decisão que possui dois, ou mais, destinatários estará repetido para cada um destes.

Aba Itens

Nesta aba estarão listados todos os itens de decisão separados e interpretados pelo Ada. Nela estarão presentes os dados estruturados extraídos pelo robô, bem como a análise de cumprimento/reiteração de itens de decisão.

É a aba que virá selecionada logo após a interpretação das decisões realizada pelo Ada.

Clique aqui para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Aba Itens

Campos da Tabela de Itens

A tabela a seguir explica o significado de cada campo na tabela de itens.

Cabeçalhos da Tabela de Itens. Clique para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Cabeçalhos da Tabela de Itens
CampoDescrição
ProcessoRepresenta o protocolo do processo ao qual a decisão do item de decisão pertence.
DecisãoApresenta número e ano da decisão a qual pertence o item de decisão, bem como seu eDoc. O número e ano formam um link que, se clicado, abre a decisão itenizada no Itenizador. O eDoc é abre a decisão no e-TCDF
Id.Representa o Identificador completo do item de decisão, utilizando . para ordenar a hierarquia de identificadores.
TextoRepresenta o texto corrido do item de decisão.
MarcadoresRepresenta o Marcadores Semânticos atribuídos pelo Ada ao item de decisão.
Destinatário TextoRepresenta o pedaço de texto que o Ada identificou como representando o Destinatário do item de decisão.
Destinatário SIGARepresenta o órgão cadastrado no SIGA que o Ada entendeu como melhor representante do Destinatário Texto.
PrazoRepresenta o prazo identificado pelo Ada como sendo o determinando pelo Tribunal para o item de decisão.

Filtros de Busca

No topo da Aba existem filtros que podem ser utilizados para busca na tabela de itens. Há filtros por todos os campos mencionados acima com exceção do Prazo.

Há ainda um conjunto de Filtros de Acesso Rápidos. Estes filtros selecionam automaticamente o marcador semântico determinado, além de trazer a informação quantitiva de quantos itens daquele marcador estão presentes no conjunto total de iens.

Filtros de Busca. Clique para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Filtros de Busca

Os filtros rápidos coloridos selecionam todos os itens de decisão dos processos listados que identificados pelo Ada com a semântica correspondente.

Já os filtros rápidos em cinza filtram os itens de acordo com a decisão ao qual pertencem, estes filtros estão listados em ordem cronológica das decisões. Caso algum dos filtros de decisão seja selecionado, o botão da decisão correspondente sofrerá uma leve mudança de cor para dar destaque a decisão selecionada.

O botão Limpar Filtros remove todos os filtros adicionados. O vídeo abaixo demonstra diversas situações de filtragem em ação.

Exemplos de Filtragem. Clique para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Exemplos de Filtragem

O filtro Marcadores busca todos os itens que possuem ao menos um dos marcadores selecionados pelo usuário. Caso o usuário deseje que os itens selecionados sejam aqueles que tenham todos os marcadores selecionados, o usuário deverá ativar o switch Filtrar apenas itens que possuem todos os marcadores selecionados.

Marcadores Semânticos

Os marcadores semânticos são rótulos atribuídos pelo Ada aos itens de decisão de acordo com a sua semântica. A tabela a seguir apresenta os marcadores existentes e o que significam:

MarcadorDescrição
Marcador AlertaMarca o item como sendo um Alerta emitido pelo TCDF
Marcador AudiênciaMarca o item como uma autorização de Audiência pelo TCDF
Marcador AvaliadorMarca o item como sendo Avalidor, ou seja, um item que faz algum tipo de deliberação sobre outros itens de decisão. A depender da semântica de avaliação identificada pelo Ada, itens como este irão marcar outros itens como Cumpridos, Cumpridos Parcialmente, Descumpridos, Prejudicados, etc. Veja a Tabela de Semânticas de Avaliação para conhecer as semânticas de avaliação que o Ada pode identificar.
Marcador Avaliação Não AplicadaEste marcador só pode estar presente em conjunto com o marcador Avaliador. Ele estará presente caso, por algum motivo, o Ada não consiga identificar os itens decisão a serem avaliados. Veja também as informações sobre o alerta de não aplicação.
Marcador CauterlarMarca o item como uma determinação de Cautelar pelo TCDF.
Marcador CitaçãoMarca o item como uma Citação
Marcador CumpridoMarca o item como cumprido. Isso ocorre quando o Ada identificou outro item de decisão do tipo Avaliador que considerou este item cumprido.
Marcador Cumprido ParcialmenteMarca o item como cumprido parcialmente. Isso ocorre quando o Ada identificou outro item de decisão do tipo Avaliador que considerou este item descumprido. Caso já exista um item Avaliador posterior que lhe dá cumprimento, este marcador não estará presente.
Marcador DescumpridoMarca o item como descumprido. Isso ocorre quando o Ada identificou outro item de decisão do tipo Avaliador que considerou este item cumprido parcialmente. Caso já exista um item Avaliador posterior que lhe dá cumprimento, este marcador não estará presente.
Marcador DeterminaçãoMarca o item como sendo uma Determinação do TCDF
Marcador Levantar SobrestamentoMarca o item como um levantamento de sobrestamento anterior do TCDF.
Marcador PrejudicadoMarca o item como prejudicado. Isso ocorre quando o Ada identificou outro item de decisão do tipo Avaliador que considerou este item prejudicado.
Marcador RecomendaçãoMarca o item como sendo uma Recomendação do TCDF
Marcador ReiteraçãoMarca o item como sendo uma Reiteração do TCDF. Caso o Ada consiga identificar os itens decisão a serem reiterados ele irá marcá-los como Reiterados.
Marcador Reiteração Não AplicadaEste marcador só pode estar presente em conjunto com o marcador de Reiteração. Ele estará presente caso, por algum motivo, o Ada não consiga identificar os itens decisão a serem reiterados. Veja também as informações sobre o alerta de não aplicação.
Marcador ReiteradoMarca o item como reiterado. Isso ocorre quando o Ada identificou outro item de decisão do tipo Reiteração que reiterou este item. O número apresentado à direita representa a quantidade de itens de Reiteração identificados pelo Ada que o reiteraram.
Marcador SobrestamentoMarca o item como um sobrestamento realizado pelo TCDF.
Marcador SuperadoMarca o item como superado. Isso ocorre quando o Ada identificou outro item de decisão do tipo Avaliador que considerou este item superado.
Marcador Tornado Sem EfeitoMarca o item como tornado sem efeito. Isso ocorre quando o Ada identificou outro item de decisão do tipo Avaliador que tornou este item sem efeito.

Semânticas de Avaliação

No caso de itens com o marcador Avaliador, o Ada ainda precisa classificar o item quanto a sua semântica de avaliação, a seguinte tabela lista as semânticas de avaliação identificáveis pelo Ada:

MarcadorDescrição
Marcador CumprimentoMarca o item avaliador como um item que dá cumprimento a outros itens.
Marcador Cumprimento ParcialMarca o item avaliador como um item que dá cumprimento parcial a outros itens.
Marcador DescumprimentoMarca o item avaliador como um item que dá descumprimento a outros itens.
Marcador Considera PrejudicadoMarca o item avaliador como um item que considera outros itens prejudicados.
Marcador Considera SuperadoMarca o item avaliador como um item que considera outros itens superados.
Marcador Torna Sem EfeitoMarca o item avaliador como um item que torna outros itens sem efeito.

Detalhes Relacionais

Ao final da linha de cada item de decisão pode haver o seguinte ícone Ícone Detalhes Relacionais. Este ícone indica que o item de decisão em questão possui detalhes relacionais, ou seja, se relaciona com outro item de alguma forma, por exemplo, dando/recebendo cumprimento/reiteração. Ao clicar no item mencionado o Ada exibirá o histórico relacional do item em ordem cronológica para acompanhamento do usuário.

Clique aqui para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Detalhes Relacionais

Alerta de Não Aplicação

Em algumas situações itens avaliadores ou de reiteração não conseguem identificar os itens destino para avaliação/reiteração. Na grande maioria destes casos, o Ada conseguirá informar o porquê dessa impossibilidade de identificação por parte dele, essa explicação estará contida também dentro dos detalhes relacionais e será indicada pelo ícone Ícone Alerta.

Clique aqui para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Alerta de não aplicação

Há casos em que o Ada consegue aplicar a avaliação/reiteração de forma parcial. Nestes casos, o ícone de alerta de não aplicação também estará presente para que o usuário possa verificar o que robô não conseguiu realizar.

Expiração de Prazo

Nos itens em que o Ada identificar um prazo determinado pelo Tribunal, haverá uma indicação por cor caso o prazo ainda esteja em vigor ou já esteja expirado.

info

Foi considerado um prazo médio de 7 dias para o recebimento da Decisão pelo destinatário.

RótuloDescrição
Prazo VigentePrazos ainda em vigência estarão na cor verde.
Prazo ExpiradoPrazos expirados estarão na cor vermelha.

Aba Pendências

Esta aba apresenta itens considerados pendentes, aqueles que foram considerados Determinações ou Recomendações e que ainda não foram considerados Cumpridos ou Prejudicados/Superados/Tornados sem Efeito. A quantidade de itens pendentes é indicada no cabeçalho da Aba.

Clique aqui para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Lista de Pendências

Dashboard de Cumprimento

Nesta tela também é apresentado um dashboard para verificar a porcentagem de cumprimento de Determinações e Recomendações.

Clique aqui para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Dashboard de Porcentagem de Cumprimento

Filtros de Busca

Ao contrário da Aba Itens, os filtros desta aba se encontram retraídos. Entretanto, depois de expandidos os filtros, a funcionalidade é a mesma, à exceção da inexistência dos filtros de acesso rápido.

Os filtros aplicados nesta aba também tem efeito sobre o Dashboard.

Clique aqui para visualizar a imagem ilustrativa 📸
Filtros da Aba de pendências