Debita | SISOBI
Objetivo da integração
O SISOBI é o Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi mantido pelo INSS/DATAPREV e foi instituído por meio da Portaria do Ministério da Previdência Social (MPS) nº 847 2001 e é responsável por colher as informações de óbitos dos cartórios de registro civil de pessoas naturais do Brasil.
A integração do SISOBI com o Debita tem como objetivo verificar e registrar possíveis óbitos de imputados, permitindo a adoção de medidas pertinentes.
Essa integração foi viabilizada pelo Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) que recebe mensalmente da DATAPREV a base de dados do SISOBI. De acordo com a unidade temos dados de falecimento a partir do ano de 2014. Devido ao fornecimento mensal da base a rotina de integração foi planejada para execução mensal.
A rotina realiza o cruzamento de dados entre o CPF dos responsáveis imputados e a base do SISOBI. Identificando alguma ocorrência de óbito ela registra no debita o falecimento e lança um evento de óbito na conta corrente de todas as suas imputações. A área demandante definiu que a situação da imputação não deve ser alterada pela rotina de integração. Qualquer alteração será realizada manualmente pela área responsável após análise. Será objeto de solicitação evolutiva a criação de relatórios que facilitem a identificação desses registros de óbitos.
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Destaca-se que durante a implementação dessa integração o NIE informou que o fornecimento mensal da base do SISOBI foi interrompido em junho de 2021 pela DATAPREV até que um convênio seja firmado entre as partes interessadas. Da mesma forma foi informado que as ações para realização do convênio foram iniciadas.